sábado, 16 de agosto de 2014

FC Porto 2 - 0 CS Marítimo



Não foi ópera mas foi um musical já bem aceitável (tendo em conta também o número de ensaios). O Porto de Lopetegui entrou forte e chegou á vantagem muito cedo mas quando já exercia um claro domínio. Talvez por cedo se encontrar em vantagem a pressão vista e na pré época não se viu, tivemos sempre por cima mas a conceder alguns espaços e apanhar alguns sustos. Da primeira parte fica portanto a sensação de que o golo nos fez tirar o pé trouxe de volta alguns fantasmas.

2ª parte entramos no mesmo registo com a agravante de o marítimo pressionar mais e impedir as saídas com bola controlada que tínhamos conseguido na primeira parte. Mas Lopetegui, que mostrou saber ler o jogo (que diferença para o víamos há um ano atrás...) mexeu e bem,  primeiro Casemiro e logo a seguir (e sobretudo) Evandro voltamos a ter maior domínio e a criar oportunidades naquele que terá sido o melhor período do jogo.

Em resumo não tivemos ópera e sinto que as elevadas expectativas (não justificadas tendo em conta que foi apenas o primeiro jogo oficial) foram algo defraudadas mas analisando todas as condicionantes penso que temos razões para estar confiantes para o futuro.

Análise individual:

Fabiano: sem oportunidade para mostrar grande serviço esteve seguro quando chamado. No jogo com os pés foi prático embora os colegas não tenhas facilitado a sua tarefa.

Danilo: esteve em bom nível  embora o jogo tenha passado mais pelo lado oposto. Não beneficiou também do jogo menos conseguido de Quaresma mas mostrou vontade de subir pelo flanco.

Maicon: foi o patrão da defesa. Está claramente mais leve o que lhe permite chegar mais rápido ao lances. Uma hesitação na primeira parte permitiu que um jogador insular se isolasse.

Indi: é claro que as pernas não lhe tremem não esteve no entanto ao mesmo nível que apresentou com o Everton. Talvez um pouco limitado por não ter treinada toda a semana.

Alex Sandro: começa a época em grande forma e tudo o que fez foi bem feito. Seguro a defender e a dobrar companheiros e perigoso no ataque. MVP

Ruben Neves: estreou-se a marcar e apareceu mais que uma vez a tentar o remate como se soubesse onde a a bola vai cair. A construir escondeu-se um pouco mas parece-me natural face às circunstâncias

Herrera: o pior do trio de meio campo. Apareceu pouco e quando o fez não definiu bem. Tendo em conta a capacidade física que tem parece-me que poderia ser uma boa solução para receber a bola de costas para a baliza mas os companheiros tiveram opinião diferente.

Olivier: o jogo passou muito por ele e quando assim é também é natural que possa perder muitas bolas como aconteceu. Parece um jogador típico de tiki taka, muita bola e muitos passes mas a equipa ainda não parece completamente preparada para esse estilo.

Quaresma: tentou muito mas com pouco acerto. Moutrou, como já se tinha visto na pré época, outra disponibilidade para tarefas defensivas (alô Paulo Bento) mas a atacar não foi tão decisivo como pode.

Brahimi: juntamente com Alex Sandro o melhor em campo. Grande capacidade individual e de criar desequilíbrios e vários pormenores deliciosos sobretudo na recepção de bola. Gostava de o ter visto mais ao centro.

Jackson: a bola andou muito pelas alas mas os cruzamento nunca foram bem direccionados. Quando percebeu que poderia passar ao lado do jogo acelarou para dar maior apoio à equipa e ainda foi a tempo de marcar.

Casemiro: o primeiro a ser chamado, foi para a posição 6 (ou não) adiantando-se Ruben Neves. Trouxe mais músculo e equipa voltou a ganhar maios duelos a meio campo. Apesar do bom jogo Ruben Neves, Casemiro marcou alguns pontos.

Evandro: a surpresa de Lopetegui ajudou e muito a recuperar o total domínio do jogo. Apareceu muitas vezes no lado direito do ataque a surpreender a defesa do marítimo. A rever.

Tello: entrou com turbo ligado e naquele que já era o melhor período da equipa. Ajudou ainda mais a fazer pender a balança até porque fez bela assistência para o segundo golo.

Lopetegui: ja sabíamos que não olha a nomes no onze e quando vai ao banco também não. Mostrou-se bastante interventivo e mexeu bem. Não ganhamos o jogo no banco mas seguramos a vitória dessa forma.

Question: será que não há verbas para trazer o spray dos árbitros para a nossa liga?


Sem comentários:

Enviar um comentário